Connect with us

Cultura

Ateliê Misto – artistas caxienses se mobilizam pela arte.

Fotografia: Lucas Freitas, divulgação

Arthur

Publicado

on

Em Caxias do Sul, novas ideias estão surgindo para passar a quarentena e torná-la mais podutiva, em especial, de artistas independentes. Não possibilitados de se apresentar ou se encontrar no momento, um grupo composto por escritores, artistas visuais e músicos, encabeçou uma solução: unir forças e talentos pela internet para promover, fortificar e valorizar a arte mesmo em período de pandemia, resolvendo criar o grupo ‘Ateliê Misto’.

A proposta é simples, um ‘coletivo’ com o intuito de desenvolver projetos em conjunto e à distância, mesclar literatura com música, música com desenho, artesanato com literatura e etc. Mas apesar da simplicidade do objetivo, a ideia é ir além, elaborando um ‘grande projeto’, não só de intuitos artísticos, mas também futuramente políticos e representativos. Que promova atividades e manifestações em defesa da valorização da arte e do artista local, agregando os mais variados fazeres e pessoas da arte.

‘Ser artista hoje é ser minoria também.’ – Pensa Arthur Della Giustina, escritor e atual presidente da Academia Caxiense de Letras – RS, e por meio desse pensamento, resolveu começar a publicar em suas redes sociais perfís de outros artistas para divulgar a qualidade dos trabalhos de seus conterrâneos ainda não devidamente reconhecidos. Sendo assim, acabou por chamar atenção de Àlisson Dos Reis, desenhista, que inspirado no gesto achou por certo combinar com Arthur a proposta do ‘grande projeto’.

Ainda é recente, mas diversas colaborações já estão nascendo e em época de quarentena ganhando destaque e curtidas nas redes sociais dos artistas: Arthur, Àlisson, Djalma Júnior, Lia Trei, Eduardo Barcarol e por aí vai. ‘É basicamente uma corrente, um fio de contas com a proposta de agregar e nos manter unidos, ninguém compete com ninguém, precisamos ver isso e se apoiar, do contrário, qualquer crise vai sempre nos enfraquecer.’ – Completa Arthur.

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS