Connect with us

Cultura

Caxias do Sul 130 anos: Prefeitura divulga ações comemorativas

Redação

Publicado

on

A Prefeitura de Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira (15/06) ações alusivas ao Aniversário de 130 anos de Caxias do Sul. Neste ano, em virtude da pandemia de coronavírus, diversas iniciativas serão realizadas virtualmente. Entre as atividades, está a divulgação de fatos históricos das secretarias municipais, bem como da Codeca e Samae. Além disso, no sábado (20/06) será feito lançamento do letreiro turístico de Caxias do Sul e a soltura de balões brancos, com mensagens, na Praça Dante Alighieri.

Para marcar o início das comemorações, na segunda-feira será lançada a exposição virtual “130 anos da emancipação de Caxias do Sul”, desenvolvida pelo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami. A comunidade poderá ter acesso a informações importantes sobre o Município como a formação histórica desde a colônia até se tornar distrito, o relato de 1890, o ano da emancipação, abordagem sobre medicina e saúde desde a chegada dos imigrantes, a formação étnica, urbanização e cidade, formação econômica, política e conflitos, ensino e educação e cultura e arte.

O projeto busca, com uma linguagem acessível, imagens, vídeos e áudios de depoimentos, possibilitar a comunidade entrar em contato com a história local. A exposição tomou este formato virtual devido ao momento de pandemia e isolamento social, porém o intuito é mantê-la por tempo indeterminado para servir de fonte de consulta sobre temáticas locais. A mostra virtual é uma parceria entre Arquivo Histórico Municipal e Instituto Memória Histórica e Cultura da Universidade de Caxias do Sul.

Na segunda, a Prefeitura inicia ainda uma campanha nas redes das Secretarias da Cultura, Saúde, Turismo, Esporte e Lazer e também da Codeca e Samae para que a comunidade relate motivos que os fazem amar Caxias do Sul. Além disso, diariamente serão divulgadas informações históricas nas redes sociais da Prefeitura e também no site caxias.rs.gov.br. Na sexta-feira (19/06), haverá o lançamento de dois vídeos: um sobre a história da cidade, desenvolvido pela Coordenadoria de Comunicação da Prefeitura, em parceria com o Arquivo Histórico Municipal e uma apresentação da Orquestra Municipal de Sopros desenvolvida exclusivamente para o aniversário da cidade e gravada em pontos históricos do Município.

No sábado (20/06), às 15h, ocorrerá o lançamento do letreiro turístico de Caxias do Sul e a soltura de balões brancos, com mensagens de esperança, na Praça Dante Alighieri. A comunidade poderá acompanhar a iniciativa por meio de uma live que será realizada nas redes sociais das secretarias do Município.

Confira a programação:

Segunda-feira (15/06)

Lançamento da exposição virtual “130 anos da emancipação de Caxias do Sul”
Horário: 10h
Local: sites.google.com/view/caxias130anos

Campanha virtual “130 motivos para amar Caxias”
Locais: Instragram e Facebook @culturacaxiasdosul, @saudecaxiasdosul, @codecacaxias, @samaecaxias, @smelcaxias, @turismocaxiasdosul

Divulgação de fatos históricos de secretarias, Samae e Codeca durante toda a semana nas redes sociais e site da Prefeitura

Até 20 de junho, Quiz diário no Instagram da Secretaria Municipal da Cultura (@culturacaxiasdosul) sobre fatos históricos da cidade e divulgação nas redes sociais de 130 fatos históricos marcantes de Caxias do Sul

Sexta-feira (19/06)

Lançamento virtual de vídeo sobre Caxias do Sul e apresentação virtual da Orquestra Municipal de Sopros
Locais: Instragram e Facebook @culturacaxiasdosul, @saudecaxiasdosul, @codecacaxias, @samaecaxias, @smelcaxias

Sábado (20/06)

Lançamento de letreiro turístico Caxias do Sul e soltura de balões
Horário: 15h
Local: Praça Dante Alighieri

Fotografia: Prefeitura de Caxias do Sul, arquivo
Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS