Connect with us

Notícias

Caxias do Sul deve receber 12,7 mil vacinas contra gripe nesta quarta-feira

Redação

Publicado

on

A Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que deverá receber 12,7 mil doses da vacina contra a gripe nesta quarta-feira (01º). A equipe da Vigilância Epidemiológica fará uma força-tarefa para distribuir as doses nas 48 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que na quinta-feira (02) os idosos e profissionais da saúde, grupo que integra a primeira etapa da campanha, já possam se imunizar. A sala de vacinas funciona das 8h às 16h.

Até a última sexta-feira (27), 23 mil doses foram aplicadas, sendo 21 mil para idosos e duas mil para profissionais da saúde. O município possui 48 mil idosos e 12 mil profissionais da área da saúde registrados.

A imunização contra o vírus que causa a gripe (Influenza A-H1N1, Influenza A-H3N2 e Influenza B) será feita em três etapas.

Idosos (acima de 60 anos) e trabalhadores da saúde são os primeiros grupos a serem vacinados. O segundo grupo, a partir de 16 de abril, é formado por professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Já na terceira fase, que começa em 9 de maio, mesma data do Dia D de mobilização, estão crianças de seis meses até 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas, povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Para vacinar-se é necessário apresentar o Cartão SUS e, quem tiver, a Caderneta de Vacinação. Pacientes com doenças crônicas necessitam ter a prescrição médica com a indicação da vacina.

Esta é a 22ª edição da campanha de vacinação, que neste ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), mesmo essa vacina não prevenindo contra a doença. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde. Destaca-se que os sintomas da gripe são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza na população.

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS