Jornal do Povo

Cidade de Canela – RS

Canela é uma cidade privilegiada pela natureza. Possui o mais belos parques da região e uma infra-estrutura excelente para o turismo. São várias pousadas, restaurantes e lojas que oferecem conforto, variedade e um ótimo atendimento que é uma tradição na Serra Gaúcha. Além disso, Canela está no centro da Serra Gaúcha. Ao hospedar nas pousadas da cidade, além de gastar menos, o turista poderá visitar com facilidade as atrações de Canela e das cidades vizinhas, tais como Gramado, Nova Petrópolis, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, entre outras.

Canela é uma cidade situada na Serra Gaúcha do Rio Grande do Sul, Brasil. Ambos Canela e a vizinha Gramado são resorts turísticos importantes e ambos atraem muitos visitantes a cada ano. Ecoturismo é muito popular na região e há muitas oportunidades para caminhadas, escaladas, cavalgadas e rafting. A principal atração turística em Canela é o Parque do Caracol , a Catedral de Pedra e Caracol Cataratas (Cascata do Caracol). Como a irmã da cidade de Gramado, Canela é uma grande atração turística durante o inverno, onde pode ocorrer queda de neve, e durante o feriado de Natal eo local conselho da cidade de Canela baralho com luzes e outros enfeites festivos. Canela faz parte da Rota Romântica ou Rota Romântica, um desvio turística cênica. 

Conta com uma rede hoteleira abrangente, desde pequenas hospedarias até hotéis confortáveis. A cidade começou a despontar para o turismo com a abertura de um cassino, no Palace Hotel, em 1944, atraindo visitantes do centro do país e de países vizinhos. No ano seguinte, com a proibição do jogo no Brasil, o turismo sofreu um duro golpe, reduzindo por anos a atividade turística no município.

O município de Canela pertence a zona climática Cfb, segundo a classificação do clima de Köppen. Tal tipo climático se caracteriza por ser um clima subtropical úmido. No verão, temperatura amena, em torno de 22 graus centígrados, com alguns dias mais quentes, mas com noites sempre agradáveis, moderadas pelo ar das montanhas e dos bosques. Os invernos podem ser rigorosos com temperaturas abaixo de 0 grau centígrado, fortes geadas e ocasionais nevadas.

Canela conta com uma grande rede de infraestrutura. Estão localizadas, no município, duas usinas hidrelétricas da Companhia Estadual de Energia Elétrica, fornecendo energia para toda a região.

Existem 18 escolas de ensino pré-escolar, sendo 10 escolas públicas municipais e 8 escolas particulares. Para ensino fundamental existem 22 unidades escolares, sendo destas 7 escolas públicas estaduais, 13 escolas públicas municipais e 2 escolas particulares. Canela também possui ensino médio representado por 3 escolas públicas estaduais e 2 escolas particulares.

O município possui, entre hospital, postos de saúde e clínicas, 12 estabelecimentos de saúde. A prefeitura municipal mantém 7 postos de saúde. A cidade também conta com algumas clínicas e o Hospital Filantrópico de Caridade de Canela. Este hospital possui 70 leitos de internação através do Sistema Único de Saúde, convênios e particulares, centro cirúrgico, centro obstétrico e ambulatório.

Em 2004, é criado o Grupo de Pousadas da Serra Gaúcha, em uma iniciativa capitaneada pelo Sebrae, com o intuito de fortalecer os hotéis e pousadas da região e melhorar seus serviços e a qualificação de seus colaboradores. O grupo reúne 13 pousadas, de Canela, Gramado e Nova Petrópolis, facilitando promoções conjuntas, permitindo um planejamento e uma racionalização na divulgação do município, além de oferecer vantagens para os hóspedes, com um cartão chamado de Hóspede Vip, que dá descontos em diversos estabelecimentos da região.

Reportagem

Reportagem



Publicidade

Escreva um comentário

Siga-nos

Estamos também nas Redes Sociais. Segue a gente lá!!