Connect with us

Agro

Coisas que você precisa saber sobre a bergamota, quem ama??

Redação

Publicado

on

Uma das frutas mais populares da Serra Gaúcha, a bergamota é um típico caso de amor e ódio. Há quem não dispense a fruta, principalmente nos dias ensolarados de inverno, e tem aqueles que não podem nem com o cheiro.

Independente se você é do tipo que se delicia com cada gomo, ou se não descasca a fruta nem com sacolinhas nas mãos, conheça algumas curiosidades sobre a bergamota, uma das frutas mais versáteis e consumidas do mundo.

Na Serra Gaúcha, em Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Montenegro entre outras, é de praxe comer aquela Bergamota debaixo do pé!

Bergamota ou Tangerina

A fruta dos ‘mil nomes

Você já ouviu falar em mexerica? Em laranja-cravo? E em mimosa? Todos estes nomes referem-se à mesma fruta: a tangerina.  Dependendo da região do Brasil, ela é chamada por algum termo específico. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, é conhecida por mexerica. Em alguns lugares do Nordeste, é chamada de laranja-cravo. Os paranaenses a chamam de mimosa, e aqui no Rio Grande do Sul é a nossa querida bergamota, palavra que tem origem do turco “beg armüdi”, cujo significado é pêra do príncipe.

Origem da tangerina ou bergamota

O nome oficial da tangerina é Citrus reticulata. Ela veio do sudoeste tropical e subtropical da Ásia, onde hoje é a Índia e a China. Foi levada para a África durante a Idade Média e depois para a Europa. No Brasil, as primeiras referências à bergamota são de 1817.

Os diferentes tipos de bergamota

Poncã: é o tipo mais produzido no Sul e Sudeste do Brasil. É caracterizada pelo tamanho grande, é fácil de descascar e tem pouca acidez.

Tangerina-cravo: é o tipo de bergamota que amadurece mais rápido que a poncã e tem os gomos mais ácidos.

Dekopon: desenvolvida no Japão em 1972, é o cruzamento da poncã com a kiyomi, uma fruta cítrica japonesa.

Murcote: fruta híbrida do cruzamento da tangerina com a laranja. Tem frutos achatados, casca fina e bem grudada e tem várias sementes. Esse tipo é o mais usado para fabricar sorvetes.

Existem ainda vários outros tipos de bergamota, como a montenegrina e a dancy.

As propriedades benéficas da bergamota

Como as outras frutas críticas, a bergamota é rica em vitamina C, fibras e potássio. Além disso possui baixo teor calórico, já que 100 gramas de bergamota têm, em média, 38 calorias.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS