Connect with us

Coluna Dia Um

Coluna Dia Um – 19/07/2020: Caxias do Sul, uma noite de inverno qualquer

Ariel Fedrizzi

Publicado

on

Jornal do Povo RS - centro

*Foto retirada do Pinterest.

A névoa baixa sobre a cidade mais rápido do que a própria temperatura. Mesmo nos dias amenos, parece que o frio toma conta assim que o sol desaparece. Partículas de vento e grãos de cerração provocam o estalar na madeira das casas.

Esta é Caxias do Sul numa noite de inverno qualquer.

O povo serrano, já acostumado à bipolaridade do clima, sabe que arriscar programas vespertinos durante os longos meses que antecedem a primavera pode causar arrependimentos. Qualquer happy hour ou saída pós-expediente que ouse se estender noite adentro é um convite para o resfriado. Bergamotas, lareiras e muitas cuias de chimarrão se tornam preferíveis às aventuras fora de casa.

Esta é Caxias do Sul, numa noite de inverno qualquer.

Os dias se alternam entre temperaturas abaixo de zero, friozinhos amenos e uns esparsos períodos de sol e calor. A geada que cobre plantações se desmancha na alvorada, apenas para voltar a cair no crepúsculo do próximo dia. Todos sabem que, naqueles três meses, devem estar preparados para tudo.

O rigor do inverno desperta um lado quase tenro do caxiense. Algumas campanhas do agasalho brotam como formas de tentar amenizar o sofrimento de terceiros. O valor de um teto e de quatro paredes repentinamente é percebido, e um olhar para dentro revela muito mais da humanidade e da empatia de cada um.

Caxias do Sul, no inverno típico, é abençoada por açoites, açoitada por paisagens pitorescas e geada nos campos brancos de glacê.

E os seus habitantes, igualmente, se tornam mais alvos, mais conscientes da sua situação e, sobretudo, da situação dos outros. Conceitos como a gratidão e os privilégios são melhor assimilados debaixo do edredom, longe do gelo melancólico da madrugada que assovia janela afora.

Longe, muito longe… mas, ao mesmo tempo, perto demais.

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS