Connect with us

Coluna Dia Um

Coluna Dia Um – 20/09/2020: Miscelânea de três cores

Ariel Fedrizzi

Publicado

on

Não sou o legítimo gaúcho “raiz”. Pelo contrário. Aqueles que me conhecem sabem que sou lamentavelmente ignorante com relação às tradições do Rio Grande. Nunca participei de um CTG; como churrasco de maneira quase ocasional; e a pouca noção que tenho de danças e festejos gaudérios vem da época da escola.

Mesmo assim, sinto que sei descrever com alguma precisão o sentimento que vibra no peito no 20 de setembro – porque se trata de algo muito maior!

Quando nossos antepassados decidiram colocar a cara a tapa, sair à guerra em busca da autonomia que julgavam merecer, criou-se a imagem do riograndense. Estabeleceram um padrão que ainda tentamos equiparar: o padrão do povo forte, o povo que não se cala diante de injustiças.

Nenhuma tirania na história do nosso estado aplacou o ímpeto de um gaúcho forte. Da mesma forma que o primeiro homem e a primeira mulher cruzaram os pampas a cavalo sem mesmo saber se iam voltar, hoje nós cruzamos as ruas e, através do nosso trabalho, mantemos vivo o legado de quem calçou as primeiras pedras do RS.

As coisas mudaram, é verdade. As guerras travadas por nossa geração não são guerras contra inimigos de fora – porque todos somos um só. Unidos pelo mesmo solo fértil e pelo mesmo céu azul – terra e cor –, nós hoje dividimos o espaço que recebemos de presente daqueles que partiram da vida para entrar na história.

Embora alguns de nós dancem e exibam as cores do estado na Semana Farroupilha, e outros se atenham às rodas de chimarrão (como é o meu caso), todos celebramos. Nativos, não-nativos, filhos de imigrantes, pais de família que vieram de outro lugar… Mesmo que nem todos estivessem conosco no início, no passado, todos são parte integral do presente e do futuro do nosso estado.

Isso, por si só, já é motivo de celebração. Viva a pluralidade do Rio Grande!

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS