Connect with us

Opinião

Esporte e Educação: Valores que mudam

Redação

Publicado

on

Esporte. Educação. Duas palavras que conseguem me deixar preocupados quando estão diretamente ligados ao “lucro”. Sim, quando me refiro diretamente estou querendo falar dos mercenários, que visam ao lucro a qualquer preço. Na minha opinião, tanto esporte quanto educação devem ter um lado social bem claro, pois influenciam diretamente na formação dos indivíduos, principalmente enquanto crianças e jovens.

Ainda assim, quero amenizar a minha colocação quanto ao que se refere ao lucro, pois tudo na vida tem um custo e isso não pode ser negligenciado. Portanto, escolas e cursos em geral precisam se manter de alguma forma, assim como clubes esportivos, academias, entre outros tantos estabelecimentos e empreendimentos em diversas áreas. Porém, penso que seria importante equilibrar a balança na hora da toma de decisões.

A escola, sobretudo, está carregando um peso muito grande na formação dos cidadãos brasileiros. Culturalmente pode-se dizer que todos nós já estivemos em uma sala de aula, nem que seja para uma reunião da associação do bairro. Mesmo as gerações que não tinham o acesso da mesma que temos hoje, tirando as exceções, apoiam que a criança precisa frequentar a escola. Logo, o ônus da instituição passa a é carregar a culpa caso uma “alma se perca”, no mundo do crime ou da corrupção, por exemplo.

O esporte está inserido no mundo da educação como uma disciplina chamada “Educação Física”, ao menos é assim que funcionou no meu tempo de estudante. Alguns colegas se destacavam na praticados esportes escolares, mas não tinham o mesmo desempenho em sala de aula. Uma das táticas adotas pela escola, era que para participar de competições internar e entre outras escolas, precisaria ter boas notas, e claro, bom comportamento.

A paixão pelo esporte sempre esteve no “sangue” de boa parte dos brasileiros. Muitos, antes de aprender a falar já estão sendo conduzidos culturalmente na torcida de “a ou b”. O interessante é que o esporte está no centro de boa parte dos investimentos financeiros e as pessoas não reclamam em pagar mensalidade para clubes, mas reclamam na hora de pagar alguma conta com foco na educação. Não posso generalizar, mas sinto que o peso e a intensidade são diferentes.

Texto por: Jornalista Lucas Brito – @jornalista_lucasbrito
Foto: Divulgação

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS