Connect with us

Poesia e Reflexão

Nas asas de um livro – por Romila Amaral

Romila Amaral

Publicado

on

Gosto de observar tudo o que se passa ao meu redor.
Esses dias eu estava no carro esperando o meu pai, fiquei olhando para um homem que se aproximou de uma lixeira e dela pegou uma casquinha de sorvete. Ele degustou de uma forma, como se estivesse tomando o melhor sorvete do mundo. Segurava debaixo do braço esquerdo alguns livros, em torno de cinco. Olhou para todos os lados e rapidamente colocou-os dentro da lixeira. Naquele momento vi “a lixeira sorrir”, ao invés de lixo, estava ganhando conhecimento.
Ele seguiu seu caminho. Voltou depois de uns dez minutos, pegou os livros e saiu com ares de desconfiado. Não compreendi a intenção dele. O fato é que a cena me chamou a atenção. A lixeira, que sempre vive com sua boca aberta, à espera de restos de alimentos, lixo, teve seu momento “intelectual”, acredito que fez uma rápida leitura, mas logo se despediu da companhia agradável dos seus novos amigos.

Dentro de um livro cabe um mundo. A tinta da caneta, com sua voz branda, conta segredos para as folhas. Ela lê os pensamentos daquele que escreve. As folhas, sempre receptivas e sensíveis, dizem tudo o que a caneta revelou. A verdade é que os livros têm alma e um coração que pulsa em cada vírgula, frase.

Não sei o que passou na cabeça do homem que colocou os livros na lixeira, o fato é que ele voltou para buscá-los. Talvez tenha escutado aquela voz carregada de conhecimento, como se fosse o vento sussurrando no ouvido.

“Volte, meu amigo! Comigo jamais se sentirá sozinho, tenho tanto para revelar.”

Não sei o que ele pensou e nem o que as páginas falaram, só sei que os livros dão asas para o pássaro da imaginação voar. Não podem viver aprisionados e necessitam pousar nas mãos daqueles que têm sede de aprendizado, de histórias, de aventuras, de liberdade. Nas asas de um livro existe um mundo a ser descoberto.

Imagem: Internet
Por Romila Amaral @romilahoffman

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS