Jornal do Povo

Poesia e Reflexão – 24/08/2020: a rosa rubra que habita em mim

Eu tinha uns nove anos quando recebi a primeira rosa. Meu pai trouxe e disse o seguin-te: “pediram para entregar esta flor pra ti.”

Falou que encontrou um menino na rua, que lhe perguntou: “O senhor tem filha?”

Meu pai respondeu que sim. Então, a criança pediu que ele entregasse a rosa para mim. Rosa rubra, caule curto…

Perguntei quem era o menino? Por que mandou aquela flor? Meu pai não tinha as respostas.

Não sei se foi desde aquele momento, mas tenho adoração por rosas vermelhas, me sinto ligada a elas. O tempo passou, mas esta recordação ficou na memória e os questionamentos também.

“A rosa vermelha significa o ápice da paixão, o sangue e a carne.”

Busquei as respostas dentro de mim, e encontrei entrega, intensidade, um misto de sentimentos.

Tanto no trabalho, quanto nos estudos, nos sonhos que almejamos e até mesmo nos relacionamentos, é preciso se entregar de corpo e alma. O corpo sem a alma é como uma taça sem vinho, uma vida vazia. Dentro de mim mora uma rosa rubra! Acredito que não importa a cor, todos carregam uma rosa dentro de si.

Nascemos com ela, e vamos cultivando através das nossas atitudes. Se durante a caminhada fizermos escolhas erradas, as pétalas começam a desbotar, sem que a gente perceba. Alguns conseguem mantê-la intacta, outros esquecem que necessita de cuidados, deixando-a murchar.

A rosa é a própria alma que está dentro do “jardim”, o corpo.

Plante o bem, plante rosas. Não esqueça que nesta vida colhemos o que plantamos e deixamos resquícios da nossa alma em todos os lugares que andamos.

Romila Amaral

Romila Amaral

É estudante de Jornalismo da UCS, natural de Caxias do Sul (RS). Apaixonada por poesia e literatura, aos oito anos começou a recitar poemas e não imagina a sua vida longe dos versos. Acredita que o jornalismo e a poesia podem mudar o mundo e a vida das pessoas. Afirma que são a voz daqueles que muitas vezes não podem falar. Os dois se completam. Como declamadora já ganhou alguns prêmios no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.



Publicidade

Escreva um comentário

Siga-nos

Estamos também nas Redes Sociais. Segue a gente lá!!