Connect with us

Rio Grande do Sul

Porto Alegre começa nesta segunda a vacinar mulheres de 58 anos sem comorbidades

Redação

Publicado

on

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, profissionais de educação que trabalham em escolas privadas de ensino fundamental também podem se vacinar a partir de segunda (7). Prefeitura espera apresentar calendário para demais grupos de professores ainda nesta semana. Vacinação contra a Covid começa a ser destinada ao público em geral em Porto Alegre
Maria Ana Krack/PMPA
A partir desta segunda-feira (7), mulheres de 58 anos sem comorbidades poderão se vacinar contra o coronavírus em Porto Alegre, segundo a diretora de Atenção Primária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Carolina Schirmer.
Além desse grupo, a prefeitura também vai ampliar a imunização para profissionais de escolas privadas de ensino fundamental. Conforme Schirmer, o município pretende divulgar o calendário para os demais grupos da educação durante a semana.
“A gente vai agora avançando, nos próximos dias, ensino médio, profissionalizantes, até chegar no ensino superior, que a gente pretende ainda nessa semana já ter um calendário para eles, para conseguir vaciná-los”, disse.
De acordo com a Prefeitura de Porto Alegre, 530.201 pessoas já receberam a primeira dose do imunizante na cidade. O número equivale a 48% da população vacinável, ou seja, quem tem 18 anos ou mais. Já a segunda dose já foi aplicada em 314.464 pessoas (28,5%).
Vacinação atrasada
A SMS calcula que 20 mil pessoas que já poderiam receber a segunda aplicação das vacinas Oxford/AstraZeneca e Pfizer estão com a imunização atrasada.
Outras 15 mil pessoas aguardam o reforço da CoronaVac. Segundo a diretora, as equipes de saúde estão fazendo contato por telefone com quem não tomou a segunda dose
“Às vezes, as pessoas podem tomar em outro município ou, enfim, acabam se mudando, tem situações diversas. Mas encontramos ainda muitas pessoas que não procuram e estão na cidade, porque acham que a primeira dose é suficiente, que acabam esquecendo. A gente acaba fazendo essa busca ativa”, afirmou.
Neste domingo (6), a vacinação foi oferecida na unidade móvel da SMS, estacionada junto ao Banco de Alimentos, no bairro Sarandi, Zona Norte da Capital. A movimentação foi tranquila durante a manhã.
VÍDEOS: Tudo sobre o RS

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS