Connect with us

Antropologia

Seu Sonho, Sua História

Faça dos seus anseios sua história!!

Dieison Barcarolo

Publicado

on

Tão curioso como as ideias se transformam em realidade. Tão admirável quando nosso pensamento sai do papel. Tão perfeito quando se concretiza nossa ficção mirabolante. Tão “tudo” quando, só o que nos alegra, pode-se dizer – Realizado!

Platão ou Sócrates ou Aristóteles, nem eles nem ninguém sabe o quão suado é seu esforço. Eles, entanto, apenas sabem daquilo que buscaram viver. Platão elaborou o mito para exemplificar nossa realidade. Sócrates elaborou a dialética para compartilharmos nossa realidade com outrem. Aristóteles elaborou o método para transcorrer a ética em nossa realidade. Todos eles contribuíram para sua realidade. Mas, mesmo a atribuição dos conceitos de forma síncrona, somente você – Caríssimo(a) leitor(a) – percebe o quão admirável é realizar um sonho, uma idealização, um delírio.

Outrora quando a última tecnologia da época custava menos de um real, a idealização era constante. Os sonhos de um futuro melhor eram consequentes. Até as pinturas retratavam um novo século. Antigamente as pessoas do nosso Brasil viam a ditadura militar tomar forma em meio aos prantos de Getúlio Vargas. Senão a imagem de Tiradentes esquartejada para impor respeito e autoridade. Quem dera ter a sorte de Paulo Freire, mesmo exilado voltar para o Brasil sabendo que a educação é a base do futuro. Ou, cantar como Gonçalves Dias por uma pátria idealizada.

Tão curioso e admirável, tão fabuloso e inesquecível, tudo é tão tudo quando o pouco que se idealizou se torna a realidade. Para um futuro melhor, basta uma ideia com o melhor de nosso esforço. Platão, Sócrates, Aristóteles, Gonçalves Dias, Joaquim José e/ou tantos outros renomados pensadores deram o melhor de si. Por conseguinte, ainda hoje falamos de cada um deles. E, você – Caríssimo(a) – faz parte deste ideal. Contudo, para ter um futuro melhor não depende de mais ninguém. Você mesmo(a) é seu sonho, você mesmo(a) é sua história.

Continue Reading
Comente

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS