Connect with us

Colunas

Você sabia que para emagrecer e melhorar sua saúde, você pode ter resultados enormes prestando atenção na sua comida?

Giza Hary

Publicado

on

giza hary

Hoje venho falar sobre o famoso Mindful eating, comer com atenção plena!
Nossa mente se esvai muito fácil em uma rotina corrida, muitas vezes comemos sem prestar atenção nos alimentos e no nosso corpo. 🤯

Mindful eating é nada mais que comer com atenção plena, se permitir ter consciência dos momentos positivos e nutritivos desde o a seleção, preparo e consumo dos alimentos. Trazer o estado de consciência plena para essas etapas.

É uma experiência única, tornando você o seu expert no assunto, pois é direcionado por uma experiência interna e individual.🧘🏼‍♀️

Essa experiência engaja nosso corpo, nosso coração e nossa mente em escolher, preparar e comer um alimento, onde temos uma imersão nas cores, texturas, aromas, sabores e mesmo sons de comer e beber. 💕

No mindful eating dizemos que os alimentos são inocentes, parece simples estar consciente do que se come, mas de alguma forma, nós perdemos o controle de como fazer isto.

Comer com atenção plena é resgatar uma relação mais saudável e tranquila com o alimento, tornando o momento de comer não só uma satisfação física mas também uma satisfação mental e emocional. 🤗

TUDO ISSO SEM JULGAMENTOS E CRÍTICAS AOS ALIMENTOS!

Agora vamos praticar?

1 – Respire! Pelo menos em uma refeição do seu dia, sente com as pernas descruzadas e ambos pés no chão, mãos e braços relaxados na mesa. Observe seu prato de comida, feche os olhos e respire fundo pelo nariz e solte pela boca 4 vezes antes de iniciar a refeição!

2 – Como comer com atenção plena:
👀 OBSERVAR: Note Seu Corpo (roncar do estômago, baixa energia, estresse, satisfação, estar cheio, estar vazio).
👅 SABOREAR: Note o aroma, textura, sabor (é doce, crocante, salgado, apimentado, macio?)
🧘🏼‍♀️ESTAR PRESENTE: Esteja totalmente presente (desligue TV e celular, sente à mesa, em quanto comer apenas coma).
👩‍⚖️ NÃO JULGAR: Fale com atenção plena e de maneira compassiva. Note quando normas rígidas e culpa surgirem na sua mente.

3 – Desligar os equipamentos eletrônicos na hora da refeição. Respirar, prestar atenção no seu prato e comer devagar, mastigando bem e sentindo todos os sabores da comida.

4 – Atenção à sua saciedade! Todas essas práticas podem ser aplicadas na rotina, mas em especial vamos dar atenção para a saciedade. Ao comer devagar você escuta seu corpo, mastiga bem e se sacia mais rápido. Preste atenção ao sinal de saciedade durante a refeição para começar a perceber quanto você deve comer e assim, vai organizando suas porções.

5 – Preste atenção no preparo da sua comida, faça com atenção desde as escolha dos ingredientes, se concentre no que está preparando. Na hora de comer descanse os talheres entre as garfadas, desligue os equipamentos eletrônicos e respire. Coloque todas as tarefas hoje em prática para testar.

Comer consciente é um trabalho que temos que ter diariamente até atingir o sucesso. Quem come consciente:

🤗 Reconhece que não há maneira certa ou errada para comer, mas diferentes graus de consciência que cercam a experiência dos alimentos.
👍🏻 Aceita que as suas experiências alimentares são únicas.
🍲É um indivíduo que, por opção, direciona sua atenção para comer momento a momento.
✅ Ganha consciência de como pode fazer escolhas que suportem a saúde e o bem estar.
🌀Se torna consciente da interligação de terra, os seres vivos, das práticas culturais e o impacto de suas escolhas alimentares nesses sistemas.

Tendência

Copyright © 2021 Jornal do Povo RS